Mitra Arquidiocesana de São Paulo

Proprietário da obra: Mitra Arquidiocesana de São Paulo.
Contratante: Mitra Arquidiocesana de São Paulo.
Local da obra: Paróquia Santa Rita ? Parque Novo Mundo – SP
Data da obra: 2010.
Fornecedor: Artesana Divisórias e Forros Ltda.
Nome dos Produtos: Gesso Acartonado / Soluções em drywall.

DESCRIÇÃO DO LOCAL

Com uma área de 420 m², a Paróquia Sta. Rita, da Mitra Arquidiocesana de São Paulo, obedece uma construção de concepção simples e tradicional, com vistas ao uso racional do espaço sem preocupações estéticas. Localizada no bairro paulistano do Parque Novo Mundo, passou por reformas a fim de atender as necessidades primordiais dos cultos celebrados no estabelecimento.

DESAFIO

Renovar o espaço com a preocupação de manter a mesma estrutura física, garantindo aos membros uma visão plena de todos os atos realizados no altar da igreja. Esse era o grande desafio da obra, de acordo com Juarez Oliveira, responsável técnico pelo projeto da Ateliê Arte e Restauro. ”As salas da assembléia e do presbitério, conjugadas num mesmo espaço, precisavam ser separadas pela importância do culto. Elas deveriam continuar a ser amplas, contudo mais dignas e voltadas com sua disposição para a arquitetura sacra”, explica.

Dessa forma, com o objetivo de atender às finalidades de reconstrução estética do espaço, necessitava-se utilizar materiais modernos e, ao mesmo tempo, técnicas e elementos decorativos tradicionais da igreja católica.

SOLUÇÃO

Para auxiliar na realização de um trabalho autêntico, bem inserido no tempo e no espaço, sem repetições de fórmulas passadas, a ARTESANA disponibilizou os produtos adequados para a obra e realizou as devidas instalações. A empresa conta com experiência nesse tipo de projeto, pois havia participado de várias outras reformas e construções de igrejas. Além do mais, o serviço não sofreu qualquer resistência, pois se diferenciava pelo custo benefício satisfatório.

“Com o gesso acartonado fornecido pela ARTESANA, aproveitamos a leveza do acabamento do material, aliada à praticidade e rapidez de sua instalação, além da maleabilidade permitida para as soluções estéticas apresentadas: arcos, volumes diferenciados, caixas e molduras de acabamento”, diz Juarez. O conjunto permitiu o aproveitamento da iluminação multideracional, criando assim elementos que inspiram devido a luz artificial e ao elevado tom místico e devocional, propícios a um local destinado ao sagrado. Isso levou a definição dos espaços sem novas construções, somente com o jogo do forro e cores nele aplicados.